segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Filé ao molho de nata

A nata
A nata ou creme de leite é a camada de gordura do leite que se forma à superfície, muito utilizada em culinária e doçaria e também como principal ingrediente da manteiga.
No leite fresco em repouso, a porção gorda, mais leve que a água, forma uma camada de nata à superfície, que pode ser removida para uso posterior; esta nata tem apenas 30% da gordura do leite. Nos paísesindustrializados, no entanto, a nata é extraída do leite por centrifugação e depois tratada termicamente para se conservar mais tempo.
Uma das formas mais conhecidas de utilizar a nata é batendo-a para lhe incorporar ar, tornando-se assim uma fina espuma que se pode misturar ao café no capuccino, mas geralmente se mistura com açúcar muito fino, para formar o chantili.
Outra forma usual é adicionar nata a um molho decozinhar carne, como no bife à Marrare ou, junto com cogumelos, no estrogonofe.
A nata pode também ser fermentada para formar a nata ou creme azedo(sour cream), utilizado em algumas comidas dos Estados Unidos e também no borsch e nos pelmiénes da culinária da Rússia, Ucrânia e vizinhos. Uma outra fermentação produz uma espécie de queijo, por vezes chamado "queijo-creme".
Tenho duas sugestões:

Filé ao molho de nata

Ingredientes:
1.200 kg de filé mignon
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Para o molho:
350 gr de nata (creme de leite fresco)
2 colheres de vinho branco barato
½ copo de leite
½ cubo de caldo de carne
1 colher de sopa de maisena
Noz-moscada à gosto

Modo de preparo:
1-      Limpe, corte e tempere os medalhões de filé mignon
2-      Em uma panela de ferro grelhe os filés até o ponto desejado
3-      Após grelhar os filés, use a mesma panela em que foi grelhada a carne para prepaprar o molho. Agregue a nata o leite, a noz-moscada, o vinho branco, o caldo de carne e por último a Maisena diluída em um pouco de leite.
4-      Misture todos os ingredientes até que fique um molho de consistência homegênea e lisa. Engrosse com a maisena até chegar no ponto de um creme.
Esta receita é muito popular na Alemanha e Áustria. O sabor particular deste molho vem do “fundo de carne”, ou seja, da crosta que fica no fundo da panela onde foi grelhada carne. Este fundo acrescenta sabor e cor ao molho de nata.

Se você não dispõe de filé mignon e quer preparar esta receita com uma carne de segunda, abaixo seguem as instruções:

Ingredientes:
1.200 kg de agulha
Os mesmos ingredientes da receita acima.
Observação: Como a agulha é uma carne mais rígida que o filé, coloque a agulha cortada em pequenos cubos e deixe-a fritar, agregando água quando a panela secar, ou até que a carne fique macia. Após dourar a carne temperada com sal e pimenta ao seu gosto, acrescente o resto dos ingredientes na panela e engrosse no final com maisena.
Dica: Nunca deixe a nata ferver por muito tempo ou leve-a ao forno. Desta maneira evita-se que a gordura da nata de separe (fique dissorada) do molho!
Bom apetite sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário