quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Salpicão de Língua bovina

O Salpicão de língua bovina.

 A Língua Bovina:

Assim como os miúdos, a língua, rica em gorduras, possui considerável teor de vitaminas do complexo B, principalmente de vitamina B12. Tem como principal benefício, o fato de representar uma fonte de proteínas de baixo custo. Além de possuírem em sua composição o Potássio. Os inconvenientes deste tipo de carne é que são muito ricos em colesterol e dependendo da procedência podem armazenar toxinas.
Ingredientes:
- 2 línguas bovinas
- Sal a gosto
- 2 folhas de louro
- 3 cebolas grandes cortadas à Juliana (em tirinhas)
- 2 pimentões cortados à Juliana
- 200 gr de presunto cortado à Juliana
- 200 gr de mussarela cortada à Juliana
- 2 xícaras de maionese
- suco de 1 limão
- cebolinha verde para decorar
- Batata palha para decorar
Cozinhando a língua:
Em uma panela de pressão coloque as línguas para cozinhar com uma pitada de sal e as folhas de louro. Cozinhe por vinte minutos, marcar o tempo assim que a panela de pressão começar a ferver. Passados vinte minutos, escorra as línguas, reserve o caldo quente. Neste Caldo você ira mergulhar a cebola e os pimentões em tirinhas para que percam a acidez. Deixe por 10 minutos. Com auxílio de uma peneira, lave bem as tirinhas em água corrente para que esfriem.
Retire toda a pele que cobre a língua. Ela sai muito fácil usando as mãos mesmo. Corte a língua em tirinhas bem finas e reserve.
Preparando Salpicão:
Em uma bacia ou recipiente que seja possível misturar o salpicão, coloque as tirinhas de língua, as tirinhas de cebola, pimentão, presunto e queijo. Tempere com suco de limão e sal a gosto. Acrescente a maionese e misture muito bem. No momento que vai servir acrescente a batata palha e cebolinha verde. Servir gelado como acompanhamento, salada ou entrada.
Bom Apetite! Sempre!


  

Um comentário:

  1. É a primeira vez que vi salpicão feito com língua. Adorei a receita!
    Beijos, cris.

    ResponderExcluir